Sobre o Projeto

O Programa Leitura Todo Dia é uma proposta com fins pedagógicos para as escolas do Ensino Médio parcial com a finalidade de despertar nos estudantes o interesse pela leitura mediada pelo professor, utilizando a tecnologia e valorizando os conhecimentos prévios. A abertura das unidades escolares ao mundo da leitura virtual proporcionará a integração do humano e tecnológico alcançando novos conhecimentos. A máquina (tecnologia) em si não proporciona o aprendizado, mas tem o objetivo de interação, manipulação e construção do conhecimento, gerando significados benéficos para o estudante. Fica claro, que a partir de uma visão inovadora que utiliza a tecnologia com a gamificação integrada a atividade de leitura, proporciona uma nova forma de incentivo à leitura e de novos conhecimentos. A tecnologia nesse programa tem função importante na atividade de leitura que sempre é essencial em qualquer componente curricular. A proposta deste programa é aliar a tecnologia à leitura de clássicos do pensamento, proporcionando maior interatividade entre os estudantes e professores e entre os estudantes e as obras sugeridas. Nele será proposto a leitura de Clássicos do Pensamento, com a curadoria do Espaço Ética que acompanhará os estudantes que aderirem ao projeto. Segundo Lajolo (2001), lemos para entender o mundo, para vivermos melhor, para termos uma concepção mais abrangente da vida e como fonte de prazer e sabedoria, nesta perspectiva, esse projeto poderá desenvolver competências diversas que se constituem a partir da leitura para promover a inserção destes jovens na sociedade, colaborar com os processos de reflexão e compreensão da vida. A Secretaria de Educação de Goiás, por meio da Superintendência de Ensino Médio (SUPEM) e o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR), Superintendência de Tecnologia (SUPTEC) e comunicação Setorial, dará suporte para os estudantes de ensino médio parcial que participarão do projeto, disponibilizando as plataformas digitais para interação e compartilhamento das experiências de leitura. Este projeto de leitura está comprometido com a formação de leitores, livros que podem ser lidos com fluência, com reflexões sócio-históricas por meio de grandes temas de discussão filosófica, como razão, verdade, conhecimento, ética, política, arte, religião, história, lógica, entre outros. Será uma experiência de leitura fascinante!!